Dra. Raíssa Filgueira alia amor pelos animais à busca por conhecimento em todo o Brasil

A castração é um dos procedimentos mais relevantes da medicina veterinária e traz benefícios que vão muito além do controle populacional de cães e gatos. A prática previne doenças graves, melhora o comportamento dos animais e contribui para reduzir o abandono e os riscos de zoonoses. Para a médica-veterinária Raíssa Filgueira, castrar é um ato de cuidado, responsabilidade e amor.


Determinada a ampliar sua visão sobre a profissão, Raíssa tem percorrido diferentes estados do Brasil para conhecer de perto realidades diversas da medicina veterinária. Hospitais públicos, clínicas populares e centros de referência já fizeram parte de sua jornada, que soma experiências em capitais como São Paulo, Salvador, Natal, João Pessoa, Manaus e Brasília — onde visitou o HFAUS, referência mundial no atendimento de animais silvestres.


“Cada lugar ensina algo novo. Conhecer diferentes práticas e modelos de gestão é essencial para crescermos como profissionais e oferecermos o melhor aos animais e à sociedade”, destaca.


Apesar da pouca idade, Raíssa já integrou a primeira equipe do hospital público veterinário de Salvador e acompanhou a rotina de instituições reconhecidas nacionalmente, como a Anclivepa, em São Paulo. Agora, prepara-se para novas visitas às unidades da rede Paiol, também em São Paulo, onde busca atualização não apenas clínica, mas também em gestão hospitalar.


Com uma trajetória marcada pela dedicação, a Dra. Raíssa reforça que cuidar dos animais vai além do atendimento diário: exige estudo constante, troca de experiências e a coragem de estar sempre em movimento para aprender.


Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Marcell Moraes Lidera Novo Programa da CBN Salvador: 'CBN Ambiental'

Notícias relacionadas